pubs

7 dicas para não fazer feio em pubs

A tradição centenária de pubs irlandeses e britânicos faz com que estudantes, intercambistas e turistas algumas vezes tenham algum estranhamento ao frequentá-los. Não que haja alguma etiqueta – longe disso, pubs são lugares na maioria das vezes informais, tranquilos e acolhedores. Mas uma vez neles, há algumas coisas que você pode evitar. E outras que você definitivamente não deve fazer.

Por isso, o blog faz uma rápida lista com algumas dicas para não fazer feio, principalmente se você estiver na Irlanda ou no Reino Unido.

    • Pague na hora
      Ao contrário do Brasil, onde é comum consumir tudo primeiro e pagar de uma só vez no final, pubs muitas vezes não têm mesas e lugares fixos. Então, também não têm conta. Você vai precisar pagar drink por drink, preferencialmente em dinheiro, embora alguns pubs agora aceitem cartões de débito e crédito. Acredite não demora tanto assim.
    • Compre “rounds”
      De qualquer forma, uma boa maneira de poupar tempo é fazer o esquema de “rounds”, muito usado no Reino Unido e na Irlanda. Digamos que você esteja sentado à mesa com mais dois amigos. É muito mais fácil uma só pessoa ir ao bar e pegar três pints de uma vez do os três se aglomerarem na frente do balcão. Mas atenção: é preciso respeitar os rounds. Se os outros pagaram cerveja por você, certifique-se que você pague por eles também. Em uma vez com três pessoas, isso significa pelo menos três rounds.

    • Saiba o que pedir
      “One beer, please” (“Uma cerveja, por favor”) não é uma boa forma de pedir. Em um pub, você vai ter pelo menos meia dúzia de opções. Saiba o que você quer antes de fazer o pedido. Quanto menos você enrolar, mais rápido vai ser.
    • Tenha paciência para ser atendido
      Ao contrário do que você possa pensar, o bartender está bastante atento à ordem das pessoas esperando por uma bebida. Se a região do balcão estiver muito movimentada, mantenha à vista a sua mão segundo o dinheiro e você será atendido. Acenar, chamar e fazer cara feia só vai faze-lo demorar mais. Mais importante: não assobie em hipótese alguma. Para irlandeses e britânicos, essa é uma forma de chamar cachorros.
    • Não precisa necessariamente dar gorjeta
      Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e Canadá, não há problema algum em não oferecer gorjeta. Os bartenders cobram exatamente o preço do que você pedir, em dinheiro ou cartão. Se você foi bem atendido e quiser recompensá-los, pode deixar dinheiro na “caixinha” do pub. Não faça disso uma cerimônia, no entanto. Na Inglaterra, também é comum oferecer-se para pagar um drink ao bartender.

  • Respeite a hora de fechar
    Irlanda e Reino Unido são bem rígidos quanto ao horário máximo em que os pubs fecham. Normalmente, toca-se um sino, que avisa que os clientes têm meia hora ou 20 minutos para fazer o “last round” e garantir a última cerveja. Quando as luzes se acendem, é hora de ir embora, não importa quanta cerveja tenha sobrado. Respeite os horários.
  • Lock-in se for convidado
    Se você fizer tudo certinho e se tornar um habitual, pode ser que seja chamado para um lock-in, que consiste em continuar bebendo dentro do pub, mesmo depois do fechamento. Essas ocasiões são destinadas aos clientes mais queridos e pelos bartenders mais animados. Aproveite!

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.