reabertura-quarentena-irlanda

Primeira Fase de Reabertura da Irlanda

Essa semana, inicia-se a primeira fase de reabertura da Irlanda.

Se tem um momento que todo Europeu espera ansiosamente por chegar, é pela primavera. Poder respirar o ar do campo sem congelar o nariz e o peito, sentir na pele sem casaco o calor do sol e vê-lo nascer mais cedo e se por mais tarde. Poder sentar-se no jardim de um parque para um piquenique com os amigos enquanto as crianças brincam em volta em meio a sinfonia dos pássaros de época e gaivotas. O ano de 2020 ficará marcado na memória, o ano que a primavera chegou e tivemos que aprecia-la pela janela de casa.

Foram dois meses superados. Dois meses sem sair de casa, somente uma vez na semana para comprar alimento, o único momento que vi gente pessoalmente. Em 12 de março de 2020, a Irlanda decretou estado de quarentena para todo o país. Poucos dias depois, lockdown! Crianças, adultos e principalmente idosos, ficaram proibidos de circular por mais de 2 quilômetros de casa, exercícios eram permitidos ao ar livre, mas com patrulhamento da Garda (polícia local) para certificar que não estávamos atoa na rua. Lojas, cafés, pubs e restaurantes fechados. Somente supermercados, farmácias e hospitais abertos. Era hora de aprender uma nova rotina entre quatro paredes e aguardar por maiores orientações.

Para quem trabalha remotamente, a adaptação é mais tranquila, no entanto, muitos tem que administrar o trabalho e a educação dos filhos, que dependendo da idade, exige um esforço cada vez maior. Foi difícil manter a sanidade física e mental, mas enfim, conseguimos!

Hoje, 18 de maio de 2020, a Irlanda da o seu primeiro passo para uma nova rotina. Não será exatamente como gostaríamos, mas será importante sermos fortes e seguimos as recomendações do governo para não desperdiçarmos tudo o que já foi construído até aqui.

A curva começa a se achatar, os números de contágios pelo novo Coronavirus começa a diminuir, os hospitais estão sob controle e as mortes começam a ser cada vez menores.

Casos atuais de infectados na Irlanda:

reabertura-quarentena-Irlanda

Numero de óbitos diários por Covid-19 na Irlanda:

reabertura-quarentena-irlanda

Com isso, a promessa de início as 5 fases de reabertura da Irlanda iniciam-se à partir de hoje, 18 de março. Muitas pessoas até compreendem esse processo que deve levar mais de 3 meses até que possamos ter um pouco mais de liberdade, mas outras acabam se revoltando por conta da demora a volta a normalidade, uma reação que temos visto no mundo todo.

O primeiro relaxamento do lockdown na Irlanda nos permite a:

• Reuniões ao ar livre entre pessoas de diferentes famílias;
• Babás para profissionais da área de saúde;
• Abertura de lojas de ferragens e centros de jardinagem;
• Abertura de Óticas, artigos para o lar, lojas de eletrônicos e informática, mecânicas e lojas de telefones;
• Visita a lugares de turismo, parques, praias, passeios de montanha;
• Reabrir campos, quadras de tênis e campos de golfe onde o distanciamento pode ser mantido;
• Reabrir escolas e faculdades para os professores organizarem a aprendizagem remota;
• Permitir atividades ao ar livre e fitness onde não há contato em grupos com mais de quatro;
• Trabalhadores externos em construção podem retornar junto com jardineiros e aqueles que trabalham em lotes;

Esperamos ansiosos por mais 20 dias para a segunda fase de reabertura que será no dia 8 de junho. Lembrando que a reabertura das escolas se dá após a quinta e última etapa no dia 10 de agosto. Por hora, o que podemos fazer é continuar nos protegendo, mantendo o mesmo esforço para que não tenhamos que retomar a estaca zero.

Mantenha-se seguro, lavem sempre as mãos, mantenha a distância e se possível fique em casa.

Por, Cauê Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.