Curiosidades sobre a África do Sul

Curiosidades sobre a África do Sul

Todos nós conhecemos a África do Sul como uma região cheia de vida selvagem, clima tropical e lindas paisagens. É isto sim, e tem muito mais coisas boas para saber sobre este curioso país que possui a maior diversidade populacional e geográfica do mundo.

Está planejando fazer um intercâmbio na África do Sul ou procurando viajar para um país que possui muita história, belíssimas paisagens, povo acolhedor, baixíssimo custo de vida, dentre outros pontos positivos? Leia o nosso artigo para saber mais e ficar com mais vontade de fazer um intercâmbio na África do Sul.

Curiosidades sobre a África do Sul

Da Colonização à Democracia

A história sobre a colonização da África do Sul, não é um assunto tão simples quanto se parece. Tudo se iniciou cerca de 2000 anos atrás, quando uma colonização não oficial pelos grupos de nativos do norte. Essa colonização foi encerrada em 1880, quando o país foi dividido em quatro estados, sendo dois governados pelos britânicos e dois pelos africâneres.

No ano de 1652, iniciou uma colonização oficial do sul pelos holandês. Esta colonização chegou ao fim quando a Grã-Bretanha finalmente tomou o país da Holanda em 1806 (na verdade pela segunda vez). A língua inglesa se tornou um dos idiomas oficiais do país, sendo o mais falado.

Já no ano de 1806, ocorreu a colonização oficial do país pelos ingleses. Esta era chegou ao fim quando o país se tornou uma república em 1961.

E em 1961, ocorreu uma colonização interna do país pelos africânderes brancos, que terminou em 1994, quando o país se tornou uma democracia.

Algumas das Pessoas Famosas Nascidas na África do Sul

Resilientes, corajosos e trabalhadores são algumas das palavras que descrevem as pessoas da África do Sul. Para um país que foi atormentado pela turbulência política e agitação na maior parte do século 20 e séculos atrás, as vastas reservas de ouro e diamantes do país atraíram os europeus para se estabelecerem, influenciando não apenas o patrimônio cultural, mas também a composição social.

Nelson Mandela, primeiro presidente afrodescendente da África do Sul e uma das pessoas mais importantes do mundo.

O autor, J. R. R. Tolkien, dos livros do O Senhor dos Anéis e O Hobbit é natural da África do Sul.

Atores, atrizes de cinema e comediantes como: Charlize Theron, Arnold Vosloo, Sasha Pieterse, Alice Krige, Trevor Noah, Kandyse McClure.

Desmond Tutu, conhecido por seus direitos humanos e ativismo anti-apartheid. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1984.

Elon Musk, empresário de tecnologia, investidor e engenheiro. Fundador, CEO e principal designer da SpaceX, co-fundador, CEO e arquiteto de produtos da Tesla, co-fundador e CEO da Neuralink e co-fundador da PayPal.

Dave Matthews, cantor, compositor, músico, ator e dono de uma gravadora. Mais conhecido como o vocalista, compositor e guitarrista do Dave Matthews Band

A África do Sul possui três capitais

A África do Sul tem três capitais sendo, Pretória a capital administrativa, onde fica o presidente. A Cidade do Cabo, sendo a capital legislativa e Bloemfontein, a capital judiciária. Interessante não?

Vários Animais no Guinness Book

Na África do Sul você encontra o mamífero terrestre de maior tamanho, que é o elefante africano, e também o menor elefante que é o musaranho-pigmeu. O maior mamífero do mundo também é de lá, a girafa. Não paramos por aí, da África do Sul também tem o mais rápido, a chita, a maior ave, avestruz e a maior ave voadora, Kori.

Curiosidades sobre a África do Sul
Curiosidades sobre a África do Sul

A África do Sul tem 10 prêmios Nobel

A África do Sul, pode ser chamada de boa colecionadora de troféus do Nobel. Sendo, três para a área de Medicina, dois para Literatura, um para Química e quatro para Paz – Albert Luthuli, Frederik de Klerk, Nelson Mandela e Desmond Tutu.

Para você ter uma idéia sobre a importância e impacto da África do Sul no Prêmio Nobel, o Brasil infelizmente não tem nenhum Prêmio Nobel.

Rugby e o Apartheid

Em 1995, a Copa do Mundo Rugby desempenhou uma função crucial na história da África do Sul. Com Nelson Mandela, recém-eleito presidente na África do Sul, conduziu o esporte para a conquista do Mundial e assim tentar unificar o país separado pelo apartheid. Com o rugby conseguiu unir os negros e brancos, mesmo que momentaneamente, ao vencerem na grande final um dos melhores times de rugby do mundo, a Nova Zelândia.

Excelentes vinhos

A África do Sul é o sétimo maior produtor mundial de vinho e o sexto maior exportador, talvez isto não seja uma novidade para quem é expert em vinhos.

Após o fim do apartheid (anos 90), a produção de vinhos na África do Sul se desenvolveu e ganhou bastante destaque internacional. A Cidade do Cabo concentra as principais vinícolas do país e é a porta de entrada para vitivinicultura do país. Os vinhos sul-africanos possuem ótimo custo vs benefício.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.