Tudo sobre intercâmbio de inglês na Austrália

Tudo sobre intercâmbio de inglês na Austrália

Se realizar um intercâmbio na Austrália é um dos seus grandes sonhos, é muito importante se informar a respeito e conhecer tudo sobre o tema antes de se aventurar pelas terras do Novo Continente. Estar preparado para o que vai encontrar e saber como se planejar é muito importante.

O país, além de contar com instituições de ensino de excelência, conta com diversos outros atrativos.

Paisagens exuberantes, bolsas de estudos, clima semelhante ao do Brasil e muitas outras características interessantes das terras australianas, fazem com que todos os anos diversos estudantes brasileiros e de outros países do mundo escolham um intercâmbio na Austrália para estudar inglês.

Para ajudar você a se preparar, trazemos no artigo de hoje tudo que você precisa saber sobre intercâmbio na Austrália para estudar inglês. Continue lendo para saber mais.

Intercâmbio de inglês na Austrália

Muitos estudantes brasileiros cruzam os oceanos todos os anos para realizar um intercâmbio na Austrália com o objetivo de aprender ou aperfeiçoar sua fluência em inglês, enriquecer o currículo e ter uma experiência única.

Na Austrália é possível realizar diversas opções de cursos de inglês, contando com cerca de 22 mil cursos do idioma.

O Governo australiano, baseado na Lei de Serviços Educacionais para Estudantes Estrangeiros e no Código Nacional de Boas Práticas para as Autoridades de Registro e Prestadores de Educação e Formação para Estudantes Estrangeiros, é capaz de garantir a qualidade das instituições de ensino do país.

Quem deseja fazer um intercâmbio na Austrália pode escolher a escola de idiomas e o curso entre as instituições de ensino inscritas no Registro de Instituições e Cursos para Estudantes Estrangeiros da Comunidade da Austrália (CRICOS).

Depois de escolher a escola o curso, você pode entrar em contato com a instituição desejada ou fazer o seu intercâmbio na Austrália por meio de uma agência de intercâmbio.

Para acessar a lista do CRIOS, clique no link a seguir: http://deewr.gov.au/.

O Visto de Estudante

Os índice de qualidade de vida das cidades australianas são altos, em contrapartida, o custo de vida também é elevado.

Ainda assim, se você deseja fazer o seu intercâmbio na Austrália, não precisa desanimar por causa dessa informação.

Estudantes estrangeiros podem receber permissão para trabalhar legalmente em território australiano durante o período do curso.

Sejam intercambistas de idiomas, de cursos universitários ou de outros tipos de cursos livres no país, podem obter um visto de estudante com permissão para trabalhar por até 20 horas semanais durante o período das aulas e por tempo ilimitado durante os períodos de férias.

Quem quiser tirar o visto de estudante, precisa comprovar que está matriculado em uma instituição de ensino do país, para fazer um curso de tempo integral com duração de pelo menos 12 semanas.

No caso de cursos de curta duração (de menos de 90 dias), o estudante deverá obter o visto de turista.

Na solicitação do visto de estudante para fazer um intercâmbio na Austrália o estudante também precisa explicar os motivos que o levaram a escolher o país para realizar o curso.

Além disso, o candidato não pode ter antecedentes criminais, estar em boas condições de saúde e caso seja solteiro, também deverá comprovar que possui capacidade financeira para se manter pelo menos durante seus primeiros 12 meses no país de pelo menos 19.830 dólares australianos. Não existe limite de idade.

Em qual cidade fazer um intercambio de ingles na Australia

As cidades da Austrália aparecem constantemente em diversos rankings de melhores cidades para estudantes do mundo.

A cidade de Melbourne, por exemplo, figurou nas primeiras 5 posições de rankings como esses pelos últimos 5 anos consecutivos.

Tanto Melbourne quanto a sua irmã, a cidade de Sidney abrigam instituições de ensino excelentes e oferecem um elevado nível de qualidade de vida.

Tudo sobre intercâmbio de inglês na Austrália

É provavelmente por isso que essas cidades são tão atraentes para estudante de diversas partes do mundo que querem fazer um intercâmbio na Austrália.

Todos os anos o país recebe cerca de 300 mil estudantes estrangeiros, o que significa que de cada 3 estudantes matriculados em instituições de ensino superior australianas, um é estrangeiro.

Para os brasileiros que partem para um intercâmbio na Austrália, a escolha mais comum é a cidade de Sidney, reconhecida mundialmente pelo seu porto icônico e pela exuberante Opera House.

Além de ser a maior cidade do país, outro atrativo de Sidney é o fato de a cidade ser uma comunidade cheia de diversidade cultural e de praias paradisíacas de areia branca e mar cristalino.

Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, também é muito procurada por brasileiros que vão estudar inglês no país.

Conhecida como a capital cultural australiana, em Melbourne você poderá conhecer um pouco sobre a historia da Australia e admirar um cenário contemporâneo e cheio de luzes.

O sistema de ensino australiano

Para quem quer fazer um intercâmbio na Austrália, vale a pena conhecer também um pouco sobre o sistema de ensino do país, que é um pouco diferente do brasileiro.

A educação básica por lá tem, oficialmente, 12 anos de duração, entretanto, apenas os 10 primeiros anos é que são obrigatórios.

Os anos 11 e 12 são considerados opcionais e destinados para alunos que pretendem cursar uma universidade. Nesses dois anos, esses alunos podem direcionar as disciplinas cursadas para as áreas em que pretendem se aprofundar no ensino superior.

Já no caso de quem opta por não cursar esses 2 anos opcionais, tem duas alternativas:

  1. Fazer estágios profissionais;
  2. Ou cursar o College.

Quem opta pelo College, realiza cursos vocacionais e técnicos, conhecidos como VET no país.

Uma das vantagens é que o diploma VET, ainda que tenha um valor menor do que um diploma de graduação universitária, é bem reconhecido não apenas na Austrália, mas também fora do país.

Depois de ler esse artigo, você já sabe tudo que precisa sobre intercâmbio na Austrália para estudar inglês e pode se preparar para se aventurar no Novo Continente e expandir os seus conhecimentos no idioma.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.

Tem alguma dúvida ou quer dividir a sua experiência de intercâmbio na Austrália conosco? Deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.