Tudo sobre intercâmbio na Coreia do Sul

Tudo sobre intercâmbio na Coreia do Sul

Entre os melhores destinos de viagem do mundo, quem deseja fazer um intercâmbio na Coreia do Sul deve se preparar para uma experiência incrível, na qual além de aprender o idioma, poderá visitar o país, conhecer uma cultura completamente diferente e enriquecer o currículo.

A Coreia do Sul é um destino único, e a cidade de Seul, que recebe os intercambistas, é um lugar cheio de contrastes.

Um intercâmbio na Coreia do Sul, na cidade de Seul, é uma oportunidade sensacional para quem deseja aprender coreano e se aventurar em passeios que podem ir desde antigos templos budistas magníficos, a edificações imponentes e modernas.

Se você está interessado em um intercâmbio na Coreia do Sul veja no artigo de hoje tudo que você precisa saber antes de fazer as suas malas e partir para essa viagem inesquecível. Continue a leitura dos próximos tópicos para saber mais.

Como é o dia a dia na Coreia do Sul

A população do país é um povo único! Entre o povo coreano você vai encontrar viciados em trabalho, internet, jogos e música pop, com destaque para o estilo K-Pop, a música coreana que faz muito sucesso em todo o mundo.

Seul, a cidade onde os estudantes fazem o intercâmbio na Coreia do Sul é cheia de construções modernas e a tecnologia é utilizada constantemente pelas pessoas em todos os cantos do lugar.

Entretanto, ao mesmo tempo, além das características cosmopolitas da região, por lá você também vai encontrar antigos e novos templos budistas incríveis e espaços culturais dominados pela natureza.

Em um intercâmbio na Coreia do Sul na cidade de Seul, você vai poder passar por experiências diferentes e aprender algo novo em todos os dias da sua estadia entre suas grandes avenidas e pequenas ruas de comércio popular.

Como funciona o intercambio na Coreia do Sul

Para fazer um intercâmbio na Coreia do Sul o estudante pode escolher um Curso de Coreano Intensivo, que pode ser em período integral ou de meio horário, com duração entre 1 até 24 semanas, o que depende do seu tempo disponível para permanecer no país.

Os cursos começam todas as segundas-feiras, a menos que seja feriado no país, e alunos de qualquer nível, mesmo aqueles que nunca fizeram aulas do idioma, são aceitos.

Para conseguir sua vaga em um intercâmbio na Coreia do Sul só é necessário que você passe por um teste de nivelamento para que possa ser definida em qual turma você será encaixado de acordo com o seu nível de conhecimento da língua coreana, sendo dispensado de passar por qualquer tipo de critério de admissão.

Tudo sobre intercâmbio na Coreia do Sul

Para aprender coreano, não existe uma regra que especifique o tempo médio que deve durar o intercâmbio, isso pode variar de acordo com os objetivos do estudante, entretanto, o recomendado para quem de fato deseja se aprimorar no idioma, é fazer um curso de pelo menos 4 semanas.

Para quem vai realizar um curso de duração de até 12 semanas, você precisa apenas do seu passaporte.

Caso a duração do curso seja maior, entretanto, é necessário fazer a solicitação do visto de estudante para permanecer no país. Falaremos sobre ele no tópico a seguir.

Em relação a melhor época do ano para fazer o seu intercâmbio na Coreia do Sull, isso depende do seu perfil.

Praticamente em todos os meses você pode embarcar para estudar no país, mas vale a pena ressaltar que tanto o inverno, que na região, corresponde ao período de férias de janeiro no Brasil, quanto o verão, que é em julho, contam com temperaturas rigorosas.

Os custos variam de acordo com a escola e a acomodação escolhida pelo aluno, entretanto, para que você possa ter uma referência de valores, para fazer um curso de 1 mês em Seul, com acomodação inclusa, o preço fica entre 7 e 8 mil reais.

Além de Seul, outro destino possível é a cidade de Busan, onde um intercâmbio com duração de 2 semanas pode custar em média 1 mil dólares, o que, sem contar com o valor das taxas administrativas e das passagens aéreas, corresponde a cerca de 4.200 reais.

Mas lembre-se, para saber o custo total da viagem você também precisa considerar os gastos com as passagens aéreas, seguro viagem, transporte no país, alimentação, entre outras despesas.

Visto de Estudante

Para fazer o seu intercâmbio na Coreia do Sul em um curso com duração de mais de 12 semanas, você vai precisar de um visto de estudante.

Para isso, você vai precisar da seguinte documentação:

  • Seu passaporte, dentro do prazo de validade e uma cópia simples da página de dados pessoais do mesmo;
  • Uma foto 3×4 colorida e recente (de no máximo 3 meses atrás);
  • Os formulários de inscrição no visto devidamente preenchidos;
  • Comprovante de admissão ou matrícula em um instituição de ensino do país;
  • Comprovante de meios de subsistência;
  • Certificado ou histórico escolar ou acadêmico mais recente;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, que varia entre 228 e 342 reais.

São 2 opções de visto de estudante para quem vai fazer um intercâmbio na Coreia do Sul:

  • Visto D2 – Para programa educacional regular

O Visto D2 para programa educacional regular é destinado para estudantes de intercâmbio matriculados em um bacharelado, mestrado ou doutorado em uma junior college, universidade ou escola de pós-graduação sul coreana.

  • Visto D4 – Para treinamento geral

O Visto D4 para treinamento geral é destinado para estudantes de intercâmbio matriculados em um escola de idiomas de uma universidade, instituto de educação qualificado ou qualquer outra escola que não seja uma instituição de pesquisa acadêmica.

Agora você já sabe tudo que precisa saber antes de se aventurar em uma viagem incrível para fazer o seu intercâmbio na Coreia do Sul.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o assunto ou conhecer outros destinos de intercambio, confira as nossas postagens anteriores no arquivo do blog e continue acompanhando as nossas postagens. Fique ligado!Tem alguma dúvida, sugestão ou quer compartilhar a sua experiência de intercâmbio na Coreia do Sul com a gente? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.