Tudo sobre intercâmbio na Alemanha

Tudo sobre intercâmbio na Alemanha

Com um intercâmbio na Alemanha você tem acesso a uma qualidade de ensino que está entre as melhores da Europa, o custo também é uma grande vantagem porque na Alemanha tem educação superior gratuita tanto para cidadãos europeus quanto para estrangeiros e os valores dos mestrados são bem baixos.

A maioria das universidades do país são financiadas pelo governo, por isso oferece esse benefício a todos independente da condição financeira do aluno.

É essencial para você que pretende ingressar em uma faculdade na Alemanha estudar o idioma antes, pois a maioria dos cursos são ministrados em alemão, no país tem diversos tipos de cursos para aprender o idioma e a cultural do local ajuda em uma maior integração do estudante com a língua do país.

Confira nesse artigo tudo sobre intercâmbio na Alemanha e descubra melhor como você pode estudar em um dos melhores países da Europa.

Sobre Alemanha

Com certeza quando você pensa em fazer estudar em outro país a primeira atitude é pesquisar mais sobre o lugar e o que ele oferece para o estudante.

O intercâmbio na Alemanha é boa opção para você que está procurando um país que tem boas opções de escola e um destino que encanta a todos os turistas.

A Alemanha se tornou um país muito rico, bem desenvolvido e moderno, atualmente faz parte da lista das maiores potências do mundo.

Os alemães são conhecidos por serem simpáticos com os brasileiros, dessa forma facilita o processo do intercâmbio na Alemanha.

Na parte central do país tem lagos e florestas, na parte Sul tem montanhas bem altas em algumas tem neve outras não e no lado Norte tem belas praias.

Você consegue facilmente viajar para vários lugares do país independente da cidade que você irá se acomodar.

Para os estudantes que amam conhecer a cultura e história do país através de museus está no lugar certo, pois os museus da Alemanha estão entre os melhores, e têm vários festivais que envolvem arte, músicas e tem as melhores baladas, o local é perfeito para quem irá fazer o intercâmbio na Alemanha.

Onde estudar?

Para que você consiga desfrutar o máximo do seu intercâmbio na Alemanha e não erre na escolha é necessário conhecer algumas das melhores cidades do país.

Veja um pouco das características de cada cidade onde você pode realizar os seus estudos e qual encaixa melhor no seu perfil.

  • Berlim

Você pode encontrar na cidade tanto lugares modernos e descolados como áreas verdes para caminhadas e parques perfeitos para o piquenique.

  • Frankfurt

Um lugar com um ambiente de cidade pequena e organizada, mas com diversos arranha-céus que fazem Frankfurt ser comparada a ilha de Manhattan.

  • Constança

Conhecida como cidade universitária, o lugar tem belezas naturais fascinantes e os estudantes podem estudar e no tempo livre navegar nas belas águas.

  • Hamburgo

A segunda cidade maior da Alemanha, tem um porto que é considerado o segundo maior da Europa e tem uma arquitetura que mistura o antigo e moderno.

  • Munique

O estilo de vida é diferente, pois os moradores são mais simpáticos, tranquilos e rústicos, a cidade é chamada de terra da cerveja e tem muitos famosos do país.

Visto e custo de vida

Todo estudante que deseja o intercâmbio na Alemanha tem sempre duas dúvidas que são sobre visto e quanto custa para se manter no país, veja sobre cada um:

  • Visto

Primeiro saiba que o passaporte é obrigatório para sua entrada como turista ou estudante, para quem irá fazer o intercâmbio na Alemanha por mais de 3 meses é necessário o visto de estudante, se caso você vai trabalhar e estudar tem um visto específico e obrigatório.

Para esse intercâmbio de trabalho, saiba que o país facilita a entrada na imigração, mas o profissional necessita ser bem qualificado em algumas áreas.

  • Custo de vida

O país atrai muitos estudantes estrangeiros, pois tem excelentes universidades e as anuidades são acessíveis, mas se planeje para os custos mensais e diários.

Você precisa procurar bastante sobre o local que vai morar e qual cidade o custo de vida é mais baixo, pois na Alemanha os preços são mais alto.

O aluguel em bairro custa em média de 2,000 euros e a comida o preço mais comum é 40 euros, então verifique tudo com antecedência.

Motivos para estudar na Alemanha

Separamos alguns motivos para você que pretende realizar o intercâmbio na Alemanha e descubra como um dos países mais visitados é um bom destino.

  • Educação

O sistema de ensino da Alemanha é organizado e regrado, você encontra uma vasta rede de cursos e duas áreas que se destaca são Tecnologia e Engenharia.

  • Transporte

O estudante tem muita facilidade para se locomover, pois além dos bondes elétricos que são muito pontuais, é possível realizar atividades de bicicleta.

  • Esportes

Para você que gosta de praticar esportes e se manter saudável na Alemanha irá se inspirar com o estilo de vida esportivo dos alemães.

  • Diversão

O estudante de intercâmbio almeja não só estudar, mas se divertir e dependendo da cidade as noites são muito agitadas e tem vários shows em diversos espaços.

Opções de cursos

É importante ficar por dentro de alguns tipos de cursos que você vai encontrar no intercâmbio na Alemanha, dependendo da agência e cidade pode ter outros.

  • Alemão Geral

O mais comum entre os cursos para aprender o idioma alemão e o mais requisitado para alunos que desejam melhorar sua performance na língua.

  • Alemão para Negócios

Você que precisa melhorar o idioma no ambiente de trabalho esse é perfeito, pois é feito para desenvolver e ajudar em situações do dia a dia nos negócios.

  • Preparatório para exames

Esse tipo de intercâmbio na Alemanha é necessário para quem deseja realizar os exames de proficiência na língua que são os TECL e o TestDaf.

O certificado de domínio do idioma pode ser pedido para você em algumas situações seja em uma empresa alemã ou universidade da Alemanha.

Agora você entende tudo sobre intercâmbio na Alemanha e como é um lugar perfeito para estudar e ter a oportunidade de conhecer um país incrível da Europa, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre estamos com novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *