Onde vou morar durante o intercâmbio?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Quem embarca para o intercâmbio sabe que terá vários desafios pela frente. Além de aprender um novo idioma e se adaptar à vida em outro país, o estudante vai enfrentar outra mudança bem importante: morar em uma casa nova. Durante a estadia no exterior, o intercambista tem diferentes opções, podendo escolher entre ficar em uma host family, no apartamento da escola ou alugar uma residência própria. Mas, como escolher o lugar onde você irá morar durante o intercâmbio? A gente fala um pouco mais sobre o assunto abaixo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Imersão cultural na host family” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Ficar hospedado em uma host family é a opção perfeita para quem quer mergulhar de cabeça na rotina de uma família comum no intercâmbio. Você geralmente é acolhido como parte da família, ganha um quarto só para você (pode ser que você o divida com outros intercambistas), participa das refeições e aproveita passeios na companhia da host family. O papel deles é integar o intercambistra em sua rotina da melhor forma, para que ele se sinta em casa mesmo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7091″ img_size=”650×434″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Outro ponto positivo bem importante de ficar em uma host family é que, ao morar com uma família local, você se vê obrigado a praticar o inglês o tempo todo, tanto fora quanto dentro de casa. A prática do idioma durante o intercâmbio é um dos fatores essenciais para o aprimoramento e quanto mais você praticar, melhor vai ficar.

A estadia em uma host familiy, contudo, não é para quem gosta de viver sob as próprias regras. Estando na casa de outra pessoa, você precisará respeitar a rotina e as regras da família (que geralmente são bem sensatas). Ainda assim, se o intercambista tiver qualquer problema na casa ele poderá contatar sua escola, que (dependendo da situação) poderá organizar o remanejamento do intercambista para outra host family.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Praticidade e facilidades na acomodação da escola” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

A maioria das instuições de ensino de inglês no exterior oferece acomodação própria para estudantes. Geralmente são apartamentos confortáveis, mobiliados, que possuem todos os utensílios necessários para a sua rotina. Por essa razão, essa opção deve ser a que apresenta as maiores facilidades para a vida estudantil. Pode ser que você pegue um quarto individual ou compartilhado e os espaços coletivos, como sala e cozinha, são sempre utilizados em conjunto com os outros integrantes da casa.

Essa é outra vantagem da acodação estudantil. Você provavelmente vai dividir o apartamento com estudantes de outras nacionalidades. Está aí mais uma chance para você praticar e desenvolver o inglês.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7089″ img_size=”650×434″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Um dos únicos pontos negativos da acomodação estudantil é que está geralmente não é a opção mais barata e pode acabar pesando no bolso do intercambista, principalmente se ele planeja passar um longo período no exterior. Nesse caso, vale a pena dar uma pesquisada na terceira opção de acomodação para estudantes.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”A liberdade do aluguel” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Em comparação com os outros tipos de acomodação, o aluguel é o que vai oportunizar ao intercambista a maior liberdade para fazer suas próprias escolhas. Essa opção é perfeita para quem vai ficar mais de um mês no exterior e quer conforto, sem precisar gastar demais (já que existem aluguéis com diferentes faixas de preço). O que muita gente faz é reservar as primeiras semanas de acomodação com a escola e aproveitar os primeiros dias no exterior para procurar uma acomodação própria.

Os preços de aluguel variam muito de cidade para cidade. A localização da casa ou apartamento também conta muito, assim como o tamanho do imóvel e o acesso a facilidades como supermercado, farmácia, pubs e restaurantes. Pesquisando bem, é possível encontrar opções que se encaixem no seu orçamento. É bastante comum, também, dividir a casa ou o quarto com mais pessoas, para que o preço do aluguel fique um pouco mais leve.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7088″ img_size=”650×432″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Quando você estiver procurando um lugar para morar, contudo, é preciso estar ciente de que este pode ser um processo desgastante. Pode ser que você encontre acomodação rapidinho. Assim como pode ser que você demore para conseguir alugar um imóvel. Tudo vai depender do número de casas disponível para aluguel em sua cidade, da demanda de procura por imóveis e de sua determinação em ir atrás daquilo que você quer. Para encontrar o aluguel ideal, seguem algumas dicas:

  • Fale para as pessoas que você está procurando um imóvel para alugar. Muitas vezes, alguém pode indicá-lo para um lugar bacana.
  • Fique de olho nos anúncios em grupos de redes sociais e sites de aluguel. Tem sempre um brasileiro chegando ou saindo da cidade e ele pode ajudar você a encontrar um apartamento ou casa.
  • Ligue para as pessoas que estão anunciando o imóvel e marque uma visita.
  • Se você se interessou pelo imóvel, ligue mesmo que a casa tenha restrições, como por exemplo “não aceita casais”. Se você falar com a pessoa e conseguir marcar uma visita é possível que essa pessoa acabe mudando de ideia.
  • Consiga referências, que podem ser fornecidas até mesmo pela sua agência de intercâmbio ou pelo locador de sua casa no Brasil (se você já morava de aluguel no país). Na Europa, é bem comum que os donos das residências peçam referências.

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Quer saber mais? É só entrar em contato conosco clicando aqui[/button]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.