Conheça as opções para a abertura de uma conta bancária no intercâmbio

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Cuidar bem do seu dinheiro durante o intercâmbio deve ser prioridade de qualquer estudante. E, se você vai passar um longo período no exterior, a maneira mais segura de guardar os euros é no banco. Mas, como abrir uma conta bancária no intercâmbio? Primeiramente é preciso saber que você tem duas opções: uma conta em um banco físico ou em um banco digital. A gente te explica direitinho esse processo e te ajuda a escolher a opção que pode ser melhor para você.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7052″ img_size=”650×434″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Abertura de conta em um banco físico no exterior” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Essa é a maneira mais tradicional, que todo mundo conhece e, por isso, confia. Geralmente, assim que você chega no exterior, abrir uma conta bancária é um de seus primeiros passos. Para quem está na Irlanda, este é um pré-requisito que precisa ser cumprido antes de ir na imigração, já que você precisará apresentar um extrato bancário em seu nome, comprovando a existência de 3 mil euros em sua conta internacional. Entre vantagens e desvantagens, o processo funciona assim:

  • Você deve se apresentar no banco com a documentação exigida. Normalmente eles solicitam o passaporte, sua carta da escola, a apólice do seguro de saúde governamental e extratos bancários dos últimos 6 meses (assinados e carimbados pelo gerente do banco). Além disso, é indicado levar um comprovante de qualquer entrada atípica em sua conta, como a venda de um carro ou um imóvel, por exemplo.
  • A conta bancária é aberta na mesma hora. Para as contas mais simples (como a de estudante), você geralmente não precisa pagar taxas de manutenção. E, caso precise, são valores muito pequenos.
  • Depois da abertura da conta, o seu cartão vai chegar pelo correio entre uma e quatro semanas, dependendo muito da demanda de atendimentos do banco. A sua senha também será enviada pelo correio, separada do cartão, e precisará ser alterada.
  • A maioria dos bancos possui também aplicativos online, pelos quais você pode conferir o seu saldo, fazer pagamentos e transferências. Essa é uma vantagem importante, que facilita muito a vida de intercambistas.
  • Considerando a existência de uma unidade física, caso você tenha algum problema com a sua conta ou precise fazer alterações (como mudança de endereço), você pode utilizar o aplicativo ou falar com alguém pessoalmente. Agora, se você gosta de mais praticidade, talvez a opção digital seja para você.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Abertura de conta digital” font_container=”tag:h4|text_align:left” use_theme_fonts=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Assim como o NuBank (com sede no Brasil), na Europa também existem empresas bancárias que permitem a abertura de contas e movimentações em um processo totalmente online e agilizado. Atualmente, existem vários bancos digitais em operação, com sede em diferentes países, entre eles o N26, Cloud Payments e a WB21. Considerando a facilidade para a abertura das contas, o custo zero e a praticidade de ter transações bancárias na palma da mão, a opção de uma conta bancária digital pode facilitar a vida de muitos estudantes, mas nem tudo são pontos positivos. Entre vantagens e desvantagens, o processo funciona assim:

  • Para a abertura da conta você precisa apresentar documentos básicos como passaporte e comprovante de residência. Uma das principais vantagens de uma conta digital é que algumas empresas permitem a abertura de conta para quem não é residente da União Europeia, ou seja, você consegue abrir sua conta antes mesmo de embarcar para a Irlanda (do Brasil e com endereço brasileiro).
  • Para quem ainda não está com o inglês afiado, na hora de abrir a conta é possível escolher o idioma, optando, inclusive, pelo português (de Portugal). O que pode ajudar quem precisa tirar dúvidas sobre a sua conta internacional.
  • Depois de preenchidos os dados, a empresa vai confirmar as suas informações e identidade (provavelmente irão ligar para você). E a abertura de conta está feita! Em até 30 dias, você receberá um cartão de débito internacional.
  • Em função desse tempo de espera, neste caso, a abertura de uma conta digital não seria recomendada para intercambistas que estão embarcando em menos de um mês (já que o cartão pode não chegar até eles a tempo).
  • E ao abrir sua conta ainda no Brasil, é preciso ficar atento, ainda, a opção de mudança de endereço. Explicamos: como na Irlanda você precisa apresentar um extrato bancário comprovando o valor que você tem em conta corrente, caso esse extrato seja emitido com um endereço no Brasil os agentes da imigração podem achar estranho e te pedir um comprovante de endereço na Irlanda. Estudantes que acabaram de chegar no país geralmente não conseguem esse comprovante de endereço com tanta facilidade, o que pode acabar barrando o seu processo de visto. Nesse caso, é muito importante conferir com o seu banco as políticas para mudança de endereço para que, logo que você chegar na Irlanda, possa pedir a alteração.
  • Caso você tenha algum problema com a sua conta ou precise fazer alterações, tudo deverá ser feito online, o que pode acabar sendo uma vantagem ou desvantagem, dependendo do seu problema.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7053″ img_size=”650×434″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Ou seja, se você é uma pessoa tradicional, que gosta mesmo é de resolver suas pendências pessoalmente, principalmente quando o assunto é dinheiro, talvez abrir uma conta em uma agência física seja a melhor opção. Por outro lado, se você quer agilizar a sua vida do Brasil, prefere resolver tudo online e quer mais praticidade, abrir uma conta digital pode ser a melhor opção.

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Quer saber mais? É só entrar em contato conosco clicando aqui[/button]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

1 comentário em “Conheça as opções para a abertura de uma conta bancária no intercâmbio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.