Como escolher o destino de intercâmbio perfeito pra você

 

Um dos passos mais difíceis na hora de começar a planejar um intercâmbio é decidir qual será o seu destino. Essa escolha vai guiar todas as demais e, com tantas opções mundo afora, fica difícil saber qual cidade ou país se encaixa perfeitamente com seus objetivos no exterior. Porque sim, existe um destino de intercâmbio perfeito pra você. E nós te damos algumas dicas para encontrá-lo.

Que você quer embarcar para o intercâmbio você já sabe. Mas você já parou para pensar por quais razões você decidiu encarar essa aventura? Pode ser que você queira aprender um novo idioma, conhecer uma cultura diferente, viver novas experiências, ter mais independência, conhecer novas pessoas, dar um upgrade no currículo, conhecer o mundo… As opções são inúmeras e é importante que essa meta seja claramente traçada, pois vai ajudá-lo a escolher um lugar que esteja alinhado a suas expectativas.

Se você pensa em aprender inglês em um lugar que lhe permita vivenciar a fundo a cultura e estilo de vida local, pode ser que uma cidade do interior seja perfeita pra você. Se um dos seus maiores sonhos é conhecer pessoas de diferentes culturas, ir para uma capital que atrai estudantes do mundo inteiro pode ser uma boa ideia. Tendo em mente aquilo que você busca no intercâmbio, fica muito mais fácil encontrar uma cidade que vai te proporcionar os melhores momentos.

Muita gente que embarca para o intercâmbio quer mudar de vida, conhecer o novo e estar exposto a experiências únicas. E um período no exterior realmente pode te proporcionar tudo isso. É preciso cuidado, contudo, para que as mudanças, que acontecerão todas de vez só, não se acumulem em inseguranças. A gente explica: se você mora em uma cidade pequeninha no Brasil, embarcar para um intercâmbio em uma capital como Dublin, por exemplo, pode trazer um contraste enorme e você precisa estar preparado para o que está por vir. É claro que muita gente se adapta facilmente à rotina de uma capital, mas tem gente que prefere uma vida mais tranquila.

Se considerarmos o perfil de uma pessoa que quer focar no inglês e evoluir a fluência em pouco tempo, procurar uma cidade oportunize um estilo de vida próximo ao que ele está acostumado pode ser uma boa ideia. E isso não quer dizer que esse intercambista não vá vivenciar experiências novas. É bom lembrar que o fato de você estar embarcando para o exterior já é uma aventura por si só. Seja qual for o seu destino, você estará exposto a grandes mudanças e nesse cenário alguns fatores podem ajudar na adaptação.

Pesquise a cidade para a qual você está pensando em se mudar: veja quantos habitantes têm, encontre opções de lazer, saiba mais sobre o ritmo da cidade, o clima e os hábitos das pessoas que vivem por lá. Se você gosta de ir pra balada, veja se existem opções na região. Se você gosta de ir à praia, saiba quanto tempo você irá levar para chegar até uma. Se você não suporta o inverno, não adianta escolher um lugar que faz frio o ano inteiro. E por aí vai… De pouquinho em pouquinho, alinhando sua rotina atual com suas expectativas, você começará a desenhar o seu destino ideal.

De nada adianta você encontrar o destino de intercâmbio dos sonhos, se o valor para estudar nessa cidade ou o custo de vida por lá estão fora do seu orçamento. Na hora de pesquisar diferentes destinos, é preciso ter em mente suas limitações financeiras para que todo esse processo não acabe tornando-se um experiência frustrante. Mas calma, que mesmo se isso acontecer, ainda há solução.

Se você sonha em ir para Londres, por exemplo, mas acabou percebendo que não conseguirá bancar um intercâmbio na cidade, não há motivo para se desesperar. A Inglaterra oferece diferentes destinos de intercâmbio, a maioria deles com um custo de vida mais em conta em comparação com a capital. São cidades menores, que ficam a menos de 2 horas de viagem de Londres. Aí você poderá viver sua experiência no exterior dentro de suas expectativas, sem deixar de conhecer a cidade com a qual sempre sonhou.

E uma última dica importante para a escolha do seu destino de intercâmbio: mantenha a mente aberta. Algumas vezes, o estudante está tão focado em apenas um destino, que acaba deixando de lado outras cidades bem interessantes. Seguindo essas orientações, é bem provável que você consiga encontrar um cidade que seja perfeita para você. E não há sensação mais gratificante do que, ao dar seus primeiros passos no exterior, perceber que você está, realmente, onde sempre sonhou.

 

1 comentário em “Como escolher o destino de intercâmbio perfeito pra você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.