Existe idade ideal para o intercâmbio?

Muita gente acha que precisa embarcar para o intercâmbio hoje mesmo, porque é agora ou nunca. Muitos pais relutam em deixar os filhos embarcarem para um período de estudos no exterior, por considerá-los muito jovens. Muitas pessoas deixam o sonho do intercâmbio morrer, porque acham que já passou sua hora. O que ninguém falou para toda essa gente, é que não existe uma idade ideal para o intercâmbio. E vamos te contar o porquê.

Uma oportunidade de estudos no exterior costuma ser mais do que um momento de aprendizado técnico. Essa experiência tem a capacidade de te fazer abrir os olhos e transformá-lo de maneiras inesperadas. Por essa razão, o intercâmbio deve ser um período pensado sob medida para você, alinhado com seu momento de vida, planos e objetivos. E é aí que você pode começar a descobrir, não a idade ideal, mas sim, o momento ideal para embarcar nessa experiência.

Intercâmbio antes dos 18 anos

Por mais incrível que o intercâmbio seja, este é também um período de desafios. E antes de mais nada, você precisa estar confiante de que poderá superá-los. Estar a quilômetros de distância da família e amigos pode te impulsionar com uma sensação de liberdade, da mesma forma que pode alimentar inseguranças. Maturidade, neste cenário, é ingrediente essencial, e existem, sim, muitos adolescentes e jovens e estão prontos para encarar esse sonho de frente.

Diferente de uma experiência no exterior voltada para outras faixas etárias, o intercâmbio teen costuma ser acompanhado muito de perto por guias e professores. Imerso em uma série de atividades escolares e extra classe, o estudante vai vivenciar momentos únicos, construindo amizades pelo mundo. E aproveitar essa experiência ao máximo, buscando tudo de bom que ela tem para oferecer, vai depender somente dele.

Existe idade ideal para o intercâmbio

Pós-graduado no exterior

Estudar, começar uma faculdade, conquistar o diploma, ingressar no mercado de trabalho e aí pensar em fazer intercâmbio. Na cabeça de muita gente, essa é a fórmula perfeita para quem pensa em estudar no exterior e, realmente, funciona para algumas pessoas. Não se encaixa, contudo, no projeto de vida de todo mundo. Tem gente que quer viver o intercâmbio antes de terminar a faculdade – tem gente que quer vivenciá-lo antes mesmo de começar uma graduação – tem gente que decide embarcar para esse sonho depois de anos atuando em sua profissão, e não há problema algum! O importante mesmo é que esse momento seja pensado cuidadosamente por você, para que ele possa impulsioná-lo a conquistas ainda maiores.

Maturidade no intercâmbio

Quando pensamos em uma experiência no exterior, geralmente vêm à nossa cabeça a imagem de pessoas jovens aproveitando o mundo. E o intercâmbio é feito pra essas pessoas mesmo, gente jovem, independentemente da idade. Porque o que muitas pessoas não sabem é que juventude não tem nada a ver com quantos anos você tem. Ela é encontrada, verdadeiramente, no espírito e nas atitudes de cada um.

Existe idade ideal para o intercâmbio 2

Por essa razão, não importa se você tem 18, 30, 40 ou 50 anos. A idade ideal para o intercâmbio é aquela com a qual você se sente mais preparado e se o sonho de conhecer o mundo vive em você, aposte nele. Pode ser que você precise esperar um pouco para fazer acontecer. Pode ser que este seja, sim, o seu momento ideal. Você somente saberá, se lutar para tirar esse sonho do papel. E garantimos que você não irá se arrepender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.