7 razões para você estudar na Europa

Toda pessoa que sonha em explorar o mundo e gosta de se manter em evolução já pensou em estudar fora do país. Seja por meio de um intercâmbio de idiomas ou uma graduação superior, a vontade de descobrir, aprender e expandir horizontes é a mesma. Sabemos, contudo, que esses planos exigem comprometimento e alto investimento. Muita gente chega a se perguntar se vale mesmo a pena apostar na educação internacional. Por essa razão, a Enjoy Intercâmbio reuniu as sete principais razões que levam intercambistas e acadêmicos a estudar na Europa.

As melhores instituições de ensino do mundo

Na busca por excelência, estudantes costumam dedicar atenção especial não somente à escolha da cidade onde vão morar, mas também à escolha de sua instituição de ensino. Universidades como Oxford, Cambridge e Imperial College London, no Reino Unido, por exemplo, figuram entre as melhores do mundo ano após ano. Para quem sonha em frequentar uma delas é preciso dizer que, sem dúvidas, o caminho não é fácil, mas certamente recompensador.

Acesso a diferentes culturas

Da mesma forma que brasileiros planejam investir no exterior, estudantes de outras nacionalidades também buscam este objetivo. Enquanto você estudar na Europa, portanto, é bem provável que você conheça europeus de diferentes países, mas também asiáticos, africanos, americanos e por aí vai. A troca de experiências e culturas pode tornar seu período de estudos ainda mais enriquecedor. E o conhecimento que você adquire vai muito além das salas de aula.

7 razões para você estudar na Europa 2

Aprimoramento do idioma

O desenvolvimento da fluência em um segundo idioma geralmente é uma das conquistas mais evidentes durante o intercâmbio. A linguagem está incorporada à sua rotina e, quando você menos esperar, poderá se considerar um estudante ou profissional bilíngue. Para quem opta pelo intercâmbio de idiomas o estímulo ao aprendizado é praticamente constante. E mesmo para aqueles que não vão estudar inglês, a evolução na fluência é perceptível: resultado da prática e convivência cotidiana.

Oportunidades de desenvolvimento na carreira

Para quem quer ir além dos estudos, estudar na Europa pode abrir portas para um mundo de possibilidades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Educação Internacional, nos Estados Unidos, pessoas que fazem intercâmbio expandem suas chances de progressão na carreira e promoções. Além dessa boa notícia, intercambistas também desenvolvem percepções e práticas muito úteis no mundo dos negócios, como habilidades interculturais, curiosidade apurada, flexibilidade, adaptabilidade, confiança e autoconsciência.

Possibilidade de viajar para outros países

Morando na Europa, você estará mais perto de muitos destinos. E como nem tudo nessa vida é esforço e trabalho, a possibilidade de viajar e visitar lugares incríveis é mais uma vantagem de sua experiência no exterior. Além da proximidade, o fato de você estar na zona do euro torna alguns países mais acessíveis também financeiramente. Oportunidades para aproveitá-los não devem faltar.

7 razões para você estudar na Europa 3

Altos índices de qualidade de vida

Na hora de escolher um destino de estudos este fator costuma ser um dos mais relevantes. Considerando diferentes aspectos, cidades europeias estão entre as que apresentam os maiores índices de qualidade de vida do mundo, ao lado de destinos na Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Na Irlanda, por exemplo, Dublin aparece na 34ª posição em uma lista com 231 cidades. Índice que pode levar muita gente a optar por uma experiência de estudos no país.

Expansão de sua visão de mundo

Mais do que o conhecimento adquirido nas salas de aula, a chance de estudar na Europa ensina o intercambista a olhar o mundo com novos olhos. A exposição à diferentes culturas, pontos de vista, oportunidades e a soma de todas as razões anteriormente listadas fazem desta, uma experiência única. Quem possui a chance de experimentá-la sabe que os momentos vivenciados no exterior possuem a capacidade de transformar e construir a pessoa que você será no futuro.

7 razões para você estudar na Europa 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.