5 dicas para desenvolver seu inglês antes do intercâmbio

Quem sonha com o intercâmbio sabe que existem grandes desafios pela frente. Um deles, é superar a insegurança na hora de desenvolver o inglês. Para quem não está acostumado a falar um segundo idioma, cada novidade pode tornar-se um obstáculo. O que muita gente não percebe, no entanto, é que é possível se acostumar com a linguagem antes mesmo de embarcar para outro país. Com dicas simples, o intercambista pode melhorar o inglês ainda no Brasil.

  1. Assista filmes e ouça músicas em inglês
    Consumir cultura é um dos melhores caminhos para desenvolver o novo idioma. Por isso, da próxima vez que você for assistir um filme estrangeiro, nada de dublagens! Outra sugestão é começar a ouvir rádios internacionais. Com essa prática, você pode se adaptar às gírias e sotaque do lugar onde irá morar.
  2. Leia em inglês
    É verdade que ler um livro em outro idioma pode ser exaustivo. Notícias e artigos, contudo, são leituras bem mais leves que podem ser exploradas. Encontrar um tema que lhe interessa, neste caso, é importante para manter a motivação. E ler em voz alta, por sua vez, pode ser uma ótima prática de pronúncia.
  3. Evolua a escrita
    A produção de textos em inglês é uma das habilidades menos praticada, mas tão importante quanto as demais. Cada vez que você se deparar com uma nova palavra, uma das dicas é pesquisar e anotar. Escreva listas de compras em inglês e recadinhos curtos. Se você quer desenvolver redações completas, por sua vez, plataformas online, como a Write and Improve, podem ajudar. A ferramenta que te ajuda produzir esses textos em inglês analisa textos gratuitamente.
  4. Utilize aplicativos
    Qualquer app para celular está disponível em inglês e você pode tirar vantagem desse formato. Jogos, apps de streaming e redes sociais costumam trabalhar vocabulários específicos. Já aplicativos focados em linguagem são uma ótima ferramenta de revisão e expansão de conteúdo. Outra sugestão é mudar já o idioma do seu smartphone para o inglês. Dessa forma, o contato com o idioma passa a ser diário.
  5. Fale inglês
    Essa é uma das dicas mais óbvias, que muita gente finge esquecer. O quanto mais você praticar, mais confiante você estará quando for conversar com fluentes nativos. Como são poucas as pessoas que falam inglês no Brasil, é normal a vergonha dominar às vezes. O essencial, contudo, é não deixá-la impedir você de praticar. Procurar grupos de conversação, ou até mesmo formar um deles, pode ajudar. Já encontrar-se com amigos em um ambiente descontraído é outra ideia interessante. Quem sabe, algumas pints podem até ajudar na hora de soltar a língua. Só não vale falar português!

A verdade é que não importa a maneira que o inglês aparece. O importante mesmo é garantir a presença do idioma no dia a dia. Quanto maior o seu contato com a língua inglesa, menor será o estranhamento frente a frente com ela. E é dessa forma que, aos poucos, você se aproxima cada vez mais da fluência desejada.

[button link=”http://www.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *