território de malta alterado pelo homem

Um quarto do território de Malta foi alterado pelo homem

Apesar de ser conhecida por suas belezas naturais – formações rochosas, praias e piscinas naturais -, Malta é o país da União Europeia que tem maior proporção de terreno alterada pelo homem: quase um quarto do território de Malta em sua superfície está coberta por conta da ação da urbanização ao longo de mais de 7 mil anos de história. Dá para acreditar?

Os dados chamam a atenção porque Malta é, justamente, um país que atrai muito turismo natural. Fato é que, como um arquipélago encravado no meio do Mar Mediterrâneo, em posição estratégica, foi dominada e alterada pelas mais diversas civilizações ao longo dos séculos. E isso gerou cidades, estradas, pavimentação e outras modificações.

Isso apesar de Malta não contar com as maiores cidades da União Europeia. Os dados são tão impressionantes que, no ranking dos países com superfície coberta pela ação do homem, aparece com a primeira colocação: 23,7%. Isso é quase o dobro da segundo colocada, Holanda, com 12,1%. O terceiro lugar fica com a Bélgica, com 11,4%.

Não quer dizer, claro, que falte espaço para pisar na terra no território de Malta. A região na União Europeia com a maior ocupação do solo por ação do homem é a região metropolitana de Londres, na Inglaterra. Inner London – West chega a 78,8% de ocupação. A região de Bruxelas, na Bélgica, tem 52% de taxa.

No geral, a média da União Europeia é de apenas 4% da sua superfície coberta por estruturas feitas pelo homem. A pesquisa é feita para definir estratégias ambientais, relacionadas à agricultura e à urbanização. O mapeamento do solo fornece informações importantes para o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos países do bloco econômico.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.