poupar dinheiro mercado

Formas de poupar dinheiro no mercado durante intercâmbio

Faz parte da vida de qualquer intercambista descobrir maneiras de gastar menos possível, seja para se manter por mais tempo, para gastar com viagens ou festas ou mesmo para fazer uma poupança enquanto estiver longe de casa. E esse exercício tem que ser diário, nas ações mais básicas. Por isso, o blog apresenta 5 maneiras de poupar dinheiro no mercado.

Elas são dicas, mas é claro que, a depender da cidade, do país e da época do ano, são totalmente adaptadas. Poupar dinheiro no mercado vai ficar mais fácil de acordo com a sua própria experiência, conforme você conhece as diferentes opções e se adapta aos novos produtos, rotina e realidade.

Vamos às dicas:

  • O básico do básico
    Procure as redes populares e teste diferentes supermercados, sempre se atentando ao preço dos produtos mais básicos – aqueles que você vai comprar sempre. Não ignore os mercadões locais e os pequenos mercados também. E, muito importante, faça uma lista para não se esquecer ou se empolgar enquanto estiver fazendo as compras.
  • Atenção aos preços unitários
    Eis uma prática bastante comum nos mercados europeus, mas nem tanto no Brasil: independentemente do produto e da quantidade, está à disposição o preço unitário (“unity price”, em inglês). Quer saber se compensa comprar pacote maior ou menor de café de marcas diferentes? As etiquetas de preço provavelmente darão o valor em gramas, e aí você pode comparar mais facilmente os produtos.
  • Teste marcas genéricas
    Não tenha medo de provar marcas genéricas de comida, produtos de limpeza e higiene. Em muitos casos, as redes de mercado possuem marcas próprias de produtos, que são vendidos com preço menor do que em relação às tradicionais. Prove e eleja os melhores antes de se voltar para as marcas mais conhecidas.
  • Evite produtos preparados para consumo
    Quer comer uma salada? Sai mais barato comprar as folhas e lavá-las você mesmo do que compra-las ensacadas, higienizadas e prontas para consumo. O mesmo se aplica a legumes cortados e outros produtos como queijo. Dá mais trabalho, mas o bolso ficará menos vazio após as compras.
  • Produtos perto do vencimento
    Outra característica comum dos mercados europeus é separar prateleiras específicas para expor produtos que estão próximos ao vencimento e, assim, são vendidos muito mais barato do que o normal. O importante aqui é não demorar para consumi-los. Se ainda não venceu, é seguro para comer ou usar.
  • Não se distraia ou empolgue
    Normalmente, supermercados costumam coloca mercadoria essencial como produtos de limpeza, higiene e carnes em lados opostos para que você tenha que passar pelos corredores, aumentando sua chance de visualizar e comprar mais. Mantenha-se focado e não se empolgue. Assim, você vai evitar desperdícios e ainda poupar dinheiro no mercado.

Por fim, siga as dicas básicas de economia pessoal e tente manter o controle do quanto gasta semanalmente fazendo compras. Dessa forma, é possível gastar menos e aproveitar mais com outras atividades.

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.