carlow

Carlow: história e modernidade na Irlanda

Uma cidade com o rastro histórico mais velho que a própria Irlanda, que já serviu de capital nacional e com papel político marcante através dos séculos, com a preservação de locais históricos e muita cultura. Mas também uma cidade de destaque nas artes contemporâneas e com um Instituto de Tecnologia que se destaca no cenário nacional. Essa é Carlow, localizada a meros 80 km da capital Dublin, com um toque provinciano, mas também com boa modernidade.

carlow1

  • Paisagens entre montanhas e rios

Com pouco cerca de 25 mil habitantes, Carlow está ao alcance do Monte Leinster, formação geológica que serve de divisa com outros condados irlandeses e que permite vistas incríveis das terras do país, com seus milhares de tons de verde. Mas suas belezas naturais chamam mais atenção no vale do Rio Barrow, o segundo mais longo na ilha.

Com isso, seus arredores são procurados por amantes da flora local – há um “Garden Trail” e festivais de flores durante o ano -, bem como interessados em trilhas, ciclismo e até turismo de aventura – canoagem, rafting, asa-delta. Gastronomia também é um forte, principalmente nas vilas que circundam Carlow. A cidade ainda é casa da Carlow Brewing Company, cervejaria que produz a O’Hara.

carlow2

  • Milênios de história

Há indícios da presença de cultivadores de terra em Carlow até dois milênios antes de Cristo. Uma das construções mais antigas é visível próxima à cidade: Brownshill Domen, uma espécie de tumba na qual estrutura pré-histórica sustenta uma pedra de cerca de 100 toneladas e, segundo hipóteses, abrigava rituais religiosos.

Carlow possui também o antes imponente Carlow Castle, localizado na região central da cidade e às margens do Rio Barrow. Foi construído por volta de 1210 por ordem de William Marshal, nobre britânico, e foi palco de guerras e revoluções ao longo dos séculos. Foi, inclusive, sede do governo quando a cidade foi capital da Irlanda, entre 1361 e 1374.

Isso tudo até 1814, quando o castelo passou por uma tentativa de readequação. O plano era transformá-lo em um manicômio. Para ganhar espaço e diminuir a espessura das paredes, quilos de explosivos foram utilizados. Os responsáveis erraram a medida e explodiram o castelo em pedaços. Hoje, restam as torres e a parede frontal da fortaleza, ainda uma construção chamativa.

Carlow ainda abriga em suas imediações a Duckett’s Grove – mansão de família nobre que foi destriuída por um incêndio e, hoje, conta com seus jardins renovados -, a Carlow Courthouse – prédio imponente que preserva um canhão utilizado na Guerra da Criméia, quando britânicos e outros enfrentaram o Império Russo.

carlow3

  • Modernidade e cultura

Carlow teve papel importante na história irlandesa também economicamente falando: é casa da Irish Sugar Company, que deu início à industrialização do país, e também da Millford Mills, um moinho do século 18 que depois se tornou a primeira fonte hidrelétrica de geração de energia na Irlanda. E ainda hoje está aberto à visitação.

Em total sintonia com a modernidade está o Carlow Institute of Technology, instituto de tecnologia que aparece entre os melhores do país, com pesquisa acadêmica nos mais variados campos de estudo – até mesmo engenharia aeroespacial.

E no campo das artes, Carlow tem o The Visual Centre, uma galeria de mais de 3 mil metros quadrados que tem se dedicado a exposições de escala sem paralelos na Irlanda, normalmente voltados a arte contemporânea, além de workshops.

[button link=”http://www.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *