carnaval maltês

Carnaval maltês é “turbinado” para 2018; Veja como curtir

Embora o Carnaval brasileiro seja referência mundial e insuperável em muitos aspectos, pode-se dizer que o Carnaval maltês é uma tradição mais ligada à celebração original italiana e foi introduzida na ilha ainda em 1535 – muito antes de sonharmos com Sapucaí e escolas de samba. Em sua edição 2018, o evento será “turbinado”, aproveitando o ano em que a cidade de Valletta é a Capital Cultural da Europa.

Basicamente, as ruas e vielas milenares de Malta serão tomadas por foliões e as chamadas “marching bands” – bandas que marcham executando músicas, com batucada e instrumentos de sopro. É muito comum as pessoas usarem fantasia, e há passagem de carros alegóricos também. A data é sempre a mesma: o final de semana antes da Quarta-Feira de Cinzas. Este ano, o Carnaval vai de 9 a 13 de fevereiro.

Em Malta, no entanto, as comemorações começaram no domingo, 4 de fevereiro, e seguirão em modo crescente até a entrada do Carnaval em si – celebração que, em Malta, é chamado de “Carnival”. Além de Valletta, haverá celebrações nos seguintes locais: Cottonera, Hamrun, St Julian’s, Birżebbuġa, Dingli, Naxxar, Żabbar, Ghaxaq, Ghargur, Ta’ Xbiex e Floriana.

O Carnaval 2018 será mais bombado porque o investimento feito aumento consideravelmente: 12% do que em 2017, de acordo com o jornal Independent. “Nosso principal objetivo é aumentar o interesse no Carnaval, não apenas entre os participantes, mas também entre as pessoas que comparecem para visitar e aproveitar o evento”, explicou à publicação o ministro da Justiça, Owen Bonnici.

Assim além de eventos a partir de 4 de fevereiro, domingo, a abertura oficial do Carnaval maltês será realizada na quinta-feira, em vez de sexta, como tradicionalmente acontece. O evento será realizado na St. George’s Square, local clássico de eventos públicos, embora alguns possam ter cobrança de valores em torno de €5. A maior parte das atividades será realizada nesta praça.

Se você está ou estará em Malta durante o Carnaval, ainda assim poderá ter um gosto do Carnaval brasileiro. Isso porque na sexta-feira, 9 de fevereiro, acontece o Rio Carnival Glow Classics, festa que tem como temática a folia brasileira do Rio de Janeiro. O local escolhido é a Dark Arena, em Gozo. Para saber sobre ingressos e mais informações, acesse aqui.

Se você quiser conferir a programação completa para o Carnaval maltês, basta clicar neste link.

Fonte: Independent

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *