passaporte

O passaporte mais “poderoso” para 2018

Você sabe qual o passaporte que dá direito à entrada em mais países sem a necessidade de entraves burocráticos como pedido de visto ou outras exigências? É isso que o Henley Passport Index tenta descobrir. Atualizado anualmente, a lista apresenta de forma detalhada para quais países cada cidadão pode visitar, a depender da origem do documento. O passaporte mais “poderoso” para 2018 é o da Alemanha.

De acordo com a lista, quem possui passaporte alemão pode adentrar 177 países sem precisar de visto pré-aprovado, mais do que qualquer outra nação. Há algumas explicações para que um país derrotado e protagonista em duas guerras mundiais hoje em dia tenha mais portas abertas do mundo do que o restante. As principais delas são: economia e diplomacia.

O segundo lugar é de Singapura, cidade-estado do sudeste asiático e um dos polos capitalistas do oriente. Com o passaporte deste país, você consegue entrar em outras 176 nações, apenas uma a menos em relação à Alemanha. Fecham o top 3 outras oito nações: Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido. Elas conseguem entrada direta em 175 países.

Essa notícia é, na verdade, bastante boa para brasileiros. Isso porque duas delas tiveram processos de migração em massa para o Brasil, o que faz com que muitos descendentes nascidos em berço esplêndido tenham direito a documentação: Itália e Japão. O Brasil mesmo não aparece tão mal na lista: está no 18° lugar, com 158 países.

Vale ressaltar que a possibilidade de entrar em um país sem a necessidade de visto não significa estadia por tempo indeterminado ou cidadania garantidas. Para a Irlanda, por exemplo, não é necessário usar extensa documentação na chegada, já que o visto de turista tem duração de 3 meses. Para ficar mais, no entanto, outro processo é necessário, com uma série de exigências.

Os piores países, em uma lista de 199 deles analisados, são locais que sofrem com conflitos armados e com grande contingente de refugiados. O Afeganistão está no último lugar, com 24 países. Em penúltimo aparece o Iraque, com 27 países. E então a Síria, com 28.

Para ver a lista completa e acessar mapa interativo, com possibilidade de chegar em quais países cada passaporte tem entrada “livre”, clique neste link.

[button link=”http://dev.enjoyintercambio.com/orcamentos/” (target=”_blank”) (size=”medium”) (style=”outline”)]Gostou do que viu? Solicite seu orçamento[/button]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.